ROSILENE SOUZA

Rosilene Souza, mineira atualmente vive em Belo Horizonte. Graduanda Artes Plásticas – Licenciatura, Escola Guignard/UEMG, graduada em Comunicação Social, Centro Universitário de Belo Horizonte/UNI-BH. Desenvolve pesquisa nas linguagens artísticas: colagem, escrita, fotografia e vídeo. Investiga o excesso de imagens e escritas consumidas e produzidas pela sociedade. 

As técnicas de apropriação, justaposição e sobreposição de imagens e escritas perpassam todo o seu trabalho. Este exprime sua forma de ler/perceber/sentir as variadas realidades presentes em um espaço, lugar, tempo; cujo desejo é instigar o leitor/espectador/produtor olhar o seu entorno sob diferentes ângulos.

Rosilene participa de exposições, feiras e mostras de Arte. Tem trabalhos artísticos publicados em catálogos impressos e virtuais, revistas de fotografia e literárias, e sites. Participou da escrita dos artigos: O audiovisual no processo de ensino-aprendizagem, in livro Dez anos formando leitores: literatura, política e teorias de rede; O uso didático de obras audiovisuais, in livro Formando leitores de telas e textos. Atuou como fotografa e produtora dos curtas de ficção: Querido Excêntrico e As Desassossegadas. Participou do Documentário: BHIS Recine III – TV Gerais, dentre outras.

Rosilene Souza - Cópia.JPG.jpg

Rosilene Souza

tempos de ruína!

2021

fotografia digital

30x45cm

interferência em páginas de um livro

“tempos de ruína!” é um trabalho no qual aproprio de páginas de um livro e faço interferências nas mesmas através da retirada grosseira de palavras aleatórias criando e recriando possibilidades estéticas . Estes fragmentos provocam formas outras de leituras.  O trabalho surgiu do impacto visual causado por imagens de cidadãos afegãos tentando fugir do retorno do regime Talibã.  Aquelas cenas calaram alto no meu ser e nas minhas retinas estarrecidas. Ao ver/ler o desespero gritando nas atitudes e no rosto  daquelas pessoas tentando a qualquer custo fugir/livrar do retorno de um regime abusivo, autoritário, opressor, violento, ... impostos por este grupo de cidadãos reacionários que escondem suas reais intenções em nome de um deus. A cena da fuga se repetiu novamente e tal qual 20 anos atrás o avião mais uma vez se transformou num palco protagonizando um evento desesperador. Para uns este veículo significou liberdade e sorte, para outros dor, sofrimento e morte... Quantas pessoas morreram atropeladas pelas rodas imponentes do avião? Quantas vidas foram ceifadas na pista? No momento da decolagem? No ar?  A forma que encontrei para expressar a minha indignação, respeito, solidariedade e até mesmo desespero, dor, sofrimento foi produzindo “tempos de ruína!”. O trabalho fala por si mesmo e por sua estética. Pode ser lido como um fragmento da fantasia diglandiando com a realidade.

wesley-lima-brito-GRIN-serigrafia - Wesley Lima Brito.jpg
distorçõesdemim_01 - Rosilene Souza.jpg

Rosilene Souza

distorções de mim! 

2021

fotografia digital

30x45cm Material: fotografia 3x4 impressa e manipulada 

distorções de mim! aproprio de uma fotografia, no caso a minha, no tamanho 3x4, P&B e crio distorções da minha pessoa através de um copo, compondo imagens surrealistas. Este trabalho faz parte da série distorções de mim! e apresenta os diversos eus, que me  compõem.  

des-foquesdemim_03 - Rosilene Souza.jpeg

Rosilene Souza

des-foque de mim!

2021

fotografia digital

30x45 cm

interferência de fragmentos de palavras em fotografia impressa 3x4

No trabalho des-foque de mim! aproprio de uma fotografia, no caso a minha, no tamanho 3x4, P&B e fragmentos de palavras. Faço intervenções com as palavras na imagem, cujo resultado é um fotopoema. desfoque de mim! registra um fragmento da minha pessoa. Neste período da pandemia ousei mirar o meu eu interior e exterior, o meu caminhar, os erros e os acertos,... e percebi que até aquele momento não tinha parado para inserir a minha história nos trabalhos/pesquisas que desenvolvo. Assim, surgiu a série desfoque de mim! no qual faço parte da composição da imagem. 

tempos de ruinas! - Rosilene Souza.jpg