top of page

Terra Indígena Digital convida: Caiçaro Carneiro

Atualizado: 19 de fev. de 2021

Na cidade de São Paulo - metrópole da América Latina - resistem indígenas de vários cantos de Pindorama (Brasil), que transitam quase que invisíveis por milhares de pessoas diariamente, isto é resultado de uma mentalidade colonialista que nos condiciona a acreditar apenas na existência de indígena em aldeias, e em lugares isolados e afastados do meio urbano, porém o indígena está em todo o lugar.



Os povos originários sempre estiveram em Abya Yala e estão presentes na cidade - que muito antes de virar um território urbanizado - era um território do "bem viver". Muitas das cidades do nosso país eram Tabas (habitação indígena) que foram sendo sufocadas pela colonização, pelo cimento e pelo mito do desenvolvimento. É sabido que tentaram de todas as formas colocar o povo nativo de Pindó e Mara´nhan em um tempo passado, porém a ancestralidade atravessa o tempo e o espaço e resiste nos corpos nativos da cidade.


Sendo assim, o coletivo Colabirinto convidou diversos artistas para estrearem na nossa primeira exposição digital "Terra Indígena Digital", para que demarquem também este território e que sejamos história da arte indígena neste país. Que daqui há 100 anos estes artistas indígenas tenham o seu nome citado em livros de História da Arte de Pindorama e que sejam referência de arte indígena contemporânea.


A arte é vida, vida conectada com corpo que cria obra.



Trazemos aqui a artista Caiçaró para nos contar um pouco de sua vida e obra.


Caiçaro é da etnia Tukano pelo lado paterno, porém seu nome é benzido pelo povo Tariano.


Caiçaro é de uma comunidade chamada Duraka Kapuamu, que fica no município de São Gabriel da Cachoeira - local também conhecido como "Cabeça do Cachorro", no noroeste do Amazonas no Rio Negro. É um município brasileiro do interior do estado do Amazonas, região Norte do país. É a cidade mais indígena do Brasil, que tem mais de 45 mil habitantes. Localizada na fronteira com a Colômbia e a Venezuela, 90% da população é indígena de 23 etnias, falam várias línguas diferentes: baniwa, tukano, nheengatu, yanomami e português.


A artista viveu na aldeia até os 9 anos e foi morar na cidade de São Gabriel. No ano de 2016 foi para São Paulo tentar fazer faculdade de ciências sociais, chegou a passar em alguns vestibulares, mas não exerceu.


Em 2019 fez um curso de 1 ano de figurino e estilismo, aprendeu a costurar e fazer figurinos.


Foto de Moara Tupinambá
Caiçaro em frente ao seu primeiro mural no Grafitaço Jaraguá

Hoje ainda não conseguiu voltar para a sua terra, pois está em busca de se estruturar, está planejando fazer vestibular para moda, ou algum curso que trabalhe a sua criatividade artística.

Com 22 anos quer voltar para a comunidade e mostrar tudo o que aprendeu com os povos indígenas que vivem em São Paulo, e mostrar o que pode melhorar, o que pode resgatar e dar continuidade ao que é essencial da sua cultura, tradição e costumes.


Quer fazer faculdade para se aprimorar nas ações do Juruá ( brancos ), mas enfatiza que "Não era pra ser assim. Por que tenho que sair da aldeia para estudar a educação do branco? infelizmente tem sido assim”.


Caiçaro em frente ao seu primeiro mural no Grafitaço Jaraguá

Conheça um pouco mais de Caiçaro, essa artista multiplataforma aqui.

105 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page