top of page

Terra Indígena Digital convida: Jera Poty

Atualizado: 14 de mar. de 2021


Jera Poty tem 12 anos, é indígena Guarani Mby'a, moradora da TI Jaraguá na aldeia Itakupe, é filha da liderança Para'yry e de Karai Jekupe, começou a pintar e desenhar por influência de vários artistas de sua aldeia, mas nunca chegou a expor suas obras, sua poética está na natureza, gosta de olhar a natureza para se inspirar e pintar as flores, as árvores e os animais. Ela tem muito orgulho de morar na Itakupe, porque tem muita mata e muitos bichos, e por ser um lugar calmo, o lugar que ela consegue se inspirar.



Sua primeira obra foi uma pintura em tela do Pico do Jaraguá á pedido do seu irmão que queria algo que o lembrasse a aldeia Itakupe, e ela acha que o Pico é uma boa representação.



Foto de suas obras

Jera, gosta de brincar de esconde-esconde, mas na sua aldeia eles não brincam muito seu sonho é que seja construída uma brinquedoteca para que todos possam brincar.

Indagada sobre o que ela gosta de comer, ela afirma que gosta muito de comer fruta e Txipá, um alimento feito de trigo, muito conhecido entre as aldeias Guarani Mby'a, ela diz que gosta de ir na Opy (casa de reza) e já sabe pitar no petynguá (cachimbo usado pelos povos Guarani Mby'a), no futuro ela se imagina sendo uma grande profissional de pintura em tela e sonha muito com isso, e quando está pintando se sente relaxada e confortável, chegando a esquecer seus problemas.

Ela gosta bastante dos cantos do seu povo, mas que também ouve muito musica coreana e segue um estilo K-pop.



54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page