top of page

Terra Indígena Digital convida: Tamikuã Txhi

Atualizado: 21 de fev. de 2021

Tamikuã Txihi Pataxó vive com a família do povo Guarani Mby'a integrante da comunidade Tekoa Itakupe, Terra Indígena Jaraguá, São Paulo. Liderança Indígena, artista plástica, ceramista, poeta, bacharel em Serviço Social e faz parte do Feminismo Comunitário de Abya Yala.

Viveu em seu corpo desde criança as consequências e as alegrias de lutar para defender e recuperar os territórios dos povos originários de Pindorama (Brasil), não só física mas também espiritualmente.



Por isso seu caminho foi de responsabilidade e seguiu buscando conhecimento e informações para defender com mais instrumentos, os direitos dos povos indígenas, com a criatividade, as políticas públicas de saúde, educação, cultura e arte.

A artista entende as artes como instrumentos de luta e defesa dos corpos, territórios e conhecimento dos povos originários. Para Tamikuã, elas são os novos arcos e flechas que vão lançar os sonhos da humanidade ao futuro.





Em 2019, participa da Mostra Regional M’Bai de Artes Plásticas, realizada no Centro Cultural Mestre Assis, município de Embu das Artes (SP), organizada em razão do Ano Internacional das Línguas Indígenas, comemorado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e em celebração do aniversário da Aldeia M’Boy, antiga denominação da cidade de Embu da Artes. Ataques motivados por racismo contra os povos indígenas destroem tanto obras de Txihi quanto de outros artistas indígenas nesta exposição. Txihi, mulher indígena concorrendo na categoria de artista profissional, recebe o Troféu M’Bai Profissional 2019, que reconhece seus trabalhos e trajetória artística. Nesse caminho compartilhou conhecimento, experiência e luta com diferentes povos de Abya Yala (América) e agora acredita que é o tempo dos povos originários serem protagonistas de suas próprias histórias, onde as mulheres são a força e a esperança que a humanidade precisa para se libertar de todas as opressões.


142 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page